quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que é, o que é?

Aqui o link para a página CLICRBS

14 de junho de 2010 |Felipe Lenhart



O que é, o que é?

Em 2005, durante uma das primeiras manifestações de estudantes contra os aumentos abusivos do preço das passagens de ônibus na capital, um cinegrafista da TV Floripa, que acompanhava a passeata da garotada na Avenida Beira-mar Norte, gravou o momento em que um PM espancou um rapaz de 22 anos chamado, ironicamente, Luiz Henrique. Se não me engano, na frente de todo mundo – motoristas, transeuntes, manifestantes.

O vídeo, divulgado antes na internet, ganhou os portais de notícia e os telejornais. Meu amigo Fernando Evangelista, jornalista, escreveu naquela semana uma carta aberta ao então secretário estadual de Segurança Pública, Ronaldo Benedet – então na Europa. O repórter, que também acompanhava toda a movimentação e viria a dirigir o documentário “Amanhã vai ser maior”, título que faz referência à crescente participação popular na mobilização, em resumo perguntou a Benedet: mas que diabos está acontecendo nesse Estado?

Para alguns, a carta soou exagerada, mas hoje, por tudo o que já se descobriu a respeito da Segurança Pública em SC, ela revela-se de vanguarda. Em outras palavras: aquele vídeo do espancamento, estopim da carta, foi um escândalo, ainda que parecesse um “fato isolado” (um rapaz, um PM, uma câmera indiscreta); hoje, seria mais um flagrante para a coleção de abusos/absurdos oficiais que ganham o noticiário nacional com frequência cada vez maior.

Prisões arbitrárias, tortura de presos, maus tratos, celas superlotadas, presídios e delegacias em situação calamitosa, corrupção de agentes e delegados e diretores em conluio com traficantes e assassinos (do churrasco festivo ao passeio em carros oficiais), envolvimento descarado com a política partidária e o voto de cabresto, truculência na abordagem e no acompanhamento preventivo de protestos populares pacíficos, aumento do número de assassinatos, roubos e arrombamentos. Segurança Pública e Defesa do Cidadão.

Em 2005, Afrânio Boppré, deputado estadual então do PT, recebeu uma cassetada da polícia. Essa semana, o jornalista Cesar Valente contou, no Twitter, que a deputada Angela Albino (PCdoB) foi agredida por um policial numa das manifestações contra o aumento que tornou mais barato andar de carro do que de ônibus. Soco pelas costas, diz ela.

Como é mesmo que se chama o regime político em que de vez em quando o povo e a oposição apanham das forças policiais nas manifestações de rua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário