sexta-feira, 28 de maio de 2010

Nota de Repúdio à Polícia Militar - Frente de Luta pelo Transporte Público

Nota de Repúdio à Polícia Militar - Frente de Luta pelo Transporte Público
Ao povo de Santa Catarina.

A Frente de Luta pelo Transporte Público vem por meio desta nota repudiar a ação da Policia Militar de Santa Catarina que na noite de 21 de maio e nos demais dias, colocou em risco a vida dos cidadãos que manifestavam seu repúdio ao aumento da tarifa e os princípios constitucionais de respeito a integridade física e moral do indivíduo, de liberdade de imprensa e de livre manifestação. A ação da PM e seu efetivo
especializado (PPT, BOPE) contou com a aplicação a revelia de choques elétricos nos cidadãos, e ainda com nítidas manobras violentas em alta velocidade com suas viaturas contra o corpo da manifestação.

Consideramos ainda que a detenção arbitrária dos dois manifestantes acusados de danificar o patrimônio público por causa de pichações no centro da capital é uma afronta à inteligência do povo catarinense.
Primeiramente pela detenção dos dois manifestantes que logo após, fotos aleatórias dos locais pichados, foram atribuídos arbitrariamente à responsabilidade dos detidos. Tal atitude não passa de uma tentativa de usar a intimidação para calar a boca da Frente, já que nossos objetivos são justos e legítimos e vão contra os
interesses de uma pequena, mas poderosa elite da nossa cidade de Florianópolis, que controla privadamente o transporte coletivo há mais de 40 anos, e assim com sua força econômica autolegitima-se o direito de comprar a classe política, tornando a PM/SC um instrumento político (e violento) de seus interesses.
A Frente de Luta pelo Transporte Público também repudia a prisão do jornalista que trabalhava cobrindo a manifestação de sexta-feira passada, demonstrando outra prática coerciva da polícia, pela ameaça constante, intimidando e, neste caso, até prendendo, quem ousar filmar e registrar as barbaridades cometidas pelos
policiais em “serviço”.

As bravatas do comandante tenente-coronel Newton Ramlow (que outrora já afirmou ser combatente contra os Movimentos Sociais da cidade) e de seus comandados, ao chamar os manifestantes de “vagabundos”, "viados" e “filhos da puta”, demonstra claramente a incapacidade administrativa e ética desses servidores públicos em cumprir com a função que lhes fora atribuída pela sociedade dentro do cumprimento das leis.

Chamamos a atenção que muitos desses xingamentos desferidos pelo coronel e por seus comandados contra mulheres e crianças ferem também a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente e não
condiz com critérios éticos estabelecidos por lei aos servidores públicos.

A Frente exige a abertura imediata de inquérito e processo administrativo, disciplinar e criminal contra os policiais e seus comandantes envolvidos na noite do dia 21 de maio de 2010, como uma forma de garantir o Estado Democrático de Direito.

Frente de Luta pelo Transporte Público.

Florianópolis. 24 de maio de 2010.

Latão Floripa

Videos


Nota, sou neto de militar, e me orgulho de dizer de que por parte desse meu avô eu herdei um senso de civismo forte. Tenho orgulho de minha ascendência. E não é á Policia Militar meu repúdio, e sim aos que abusaram da autoridade de maneira violenta contra a massa estudantil.

Eu, como pacifista sou contra qualquer forma de violência(tirando quando entrar a questão de auto-preservação), e a repressão contra os manifestantes e a agressão contra as pessoas que estavam fora da passeata fora vergonhosamente dispensável.

Eu não sou "vagabundo" e nem "filho da puta", apenas um universitário com orgulho de ser Brasileiro, neto de militar e com um forte senso de civismo. E espero não ser censurado por isso.

sábado, 22 de maio de 2010

Apresentação


Apresentação
 
Deturpai-me conceitos distorcidos
d'ascendentes mazelas de meus genes,
n'eurocêntricas regras que perenes
letargiam histórias d'esquecidos.
 
Eu carrego nos genes os malditos,
visigodos e os mouros tão solenes
e os Tapuias mais o fardo das sirenes!
Eu contenho em resumo os banidos!
 
Deturpai-me senhores, tal barroco,
sou apagado por luvas classicistas,
sou a Barbárie defronte aos pacifistas .
 
Sou soneto perfeito! Mas não oco,
em resumo: tal filho dos desgostos,
sou um roedor violinista dos esgotos!

Outro soneto antigo, um dos meus preferidos. 

sábado, 15 de maio de 2010

Soneto


Eu Desejo voltar n'um recomeço,
cavalgar sob estrêlas nas campinas,
e dormir sob o céu que não conheço,
pois nos prédios as luzes são assassinas.

Horizontes sem tetos me fascina!
Angustiado sem fôlego padeço,
de um momento liberto dessa sina,
no concreto que armado foi meu berço.

Numa caixa cresci albino e cego,
feito os seres d'olcutas galerias,
feito um príncipe débil no castelo.

Enlouqueço nas jaulas e não nego,
sou perdido nos sonhos, fantasias,
que em meu crânio tão frágil eu martelo!

Poema antigo, feito em 2006

Extravio

Extravio

Levaram as suas lembranças
nas chamas dessas fogueiras
que brilham tão feiticeiras
pr’os olhos de suas crianças.

Seus nomes são verdadeiras
estórias, boba esperança,
levaram as suas lembranças
nas chamas dessas fogueiras.

Lembranças queimam na dança,
e em cada vil brincadeira,
e em cada trauma, vingança
das noites tão, tão faceiras,
que levam as suas lembranças.
-------------------------------
Outro rondel um tanto confuso...
Não ando numa boa fase...
Esse tema ta virando uma idéia fixa.